Falando de Dinheiro

Saiba como cuidar bem do seu dinheiro! Acompanhe as dicas da Cetelem para administrar seu dinheiro de forma consciente

Um dos principais objetivos da Cetelem é fazer com que você encontre a melhor maneira de conciliar seus desejos pessoais, familiares e profissionais sem ficar no vermelho. Criamos esse espaço para falar especialmente sobre como você pode fazer uma gestão ainda melhor do seu dinheiro.

Contamos com um grande time de especialistas quando o assunto é crédito, e junto a eles estamos preparando conteúdos para trazer orientações práticas e acessíveis sobre como utilizar seu dinheiro de forma responsável. Queremos que você identifique o crédito como uma fonte adicional de recursos, e que a sua decisão por contratar um empréstimo leve em consideração todas as modalidades disponíveis para encontrar a que mais se encaixa nos seus objetivos.
 


Falando de Dinheiro - Controle de gastos

03/2021

Realizar um projeto pessoal ou, simplesmente, sair ou não entrar no vermelho, controle de gastos é fundamental para uma boa saúde financeira. Destacamos aqui algumas ações simples para você adotar no seu dia a dia. 

1. Faça um levantamento da sua situação financeira
Saber quanto você ganha e como seu dinheiro é gasto é o ponto de partida para um bom equilíbrio financeiro. Pode parecer algo básico, mas, acredite, muita gente não tem essa noção e acaba desequilibrando o orçamento.

2. Registre seus gastos e despesas
Registrar sua renda e os gastos que faz vai te ajudar a visualizar melhor sua situação econômica. Basta anotar tudo em um caderno, colocando em uma coluna o dinheiro que entra na sua conta (salário, benefícios e outros ganhos) e em outra todas as suas despesas (aluguel, supermercado, farmácia, escola, todos os seus gastos). No fim do mês, você descobre o seu saldo tirando o total de despesas da soma dos valores que você recebeu.

3. Coloque suas metas no papel  
Definir objetivos ajuda a identificar suas prioridades na hora de gastar. Estabeleça metas que você deseja alcançar como comprar algum eletrodoméstico, reformar a casa, fazer uma viagem ou outras coisas importantes para você.

4. Avalie e corte gastos desnecessários 
Descobrir se você tem gastado seu dinheiro com coisas importantes e necessárias vai te ajudar a controlar suas despesas. Evite comprar por impulso, faça uma lista do que está precisando antes de ir às compras, compare preços e corte gastos desnecessários para não desperdiçar dinheiro. 

5. Tenha cuidado com seu crédito
Ter o controle do seu crédito é fundamental. Nunca empreste seu cartão de crédito, não faça empréstimos para outras pessoas, não compartilhe suas senhas pessoais com ninguém, procure pagar suas contas no prazo certo e sempre pense duas vezes antes de se envolver em uma dívida de longo prazo. 

6. Poupe 
Guardar dinheiro é importante. Ter algum dinheiro reservado é bom para evitar problemas financeiros quando acontece uma situação de emergência. Poupar também vai te ajudar a realizar projetos pessoais e conquistar seus objetivos.
 



Todos os meses incluiremos novos conteúdos sobre educação financeira.

O Falando de Dinheiro é uma iniciativa do Banco Cetelem para levar a seus clientes orientações relevantes sobre educação financeira.