Falando de Dinheiro

Saiba como cuidar bem do seu dinheiro! Acompanhe as dicas da Cetelem para administrar seu dinheiro de forma consciente

Um dos principais objetivos da Cetelem é fazer com que você encontre a melhor maneira de conciliar seus desejos pessoais, familiares e profissionais sem ficar no vermelho. Criamos esse espaço para falar especialmente sobre como você pode fazer uma gestão ainda melhor do seu dinheiro.

Contamos com um grande time de especialistas quando o assunto é crédito, e junto a eles estamos preparando conteúdos para trazer orientações práticas e acessíveis sobre como utilizar seu dinheiro de forma responsável. Queremos que você identifique o crédito como uma fonte adicional de recursos, e que a sua decisão por contratar um empréstimo leve em consideração todas as modalidades disponíveis para encontrar a que mais se encaixa nos seus objetivos.
 


Fatura do cartão

08/2021

​​​​​​​O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais usados hoje em dia, que traz segurança e conforto na hora de realizar compras. Isso porque ele oferece a vantagem de que o pagamento seja contabilizado apenas no próximo mês, com a chegada da fatura mensal.

Mas, você conhece todas as informações que estão representadas na fatura, tais como, data de vencimento, limites disponíveis, valor mínimo de pagamento, opção de parcelamento de fatura e os encargos que incidirão no caso de não pagamento total ou do pagamento em atraso? Esses são alguns exemplos de dados que estão presentes na fatura do seu cartão e que fazem toda a diferença para a sua vida financeira. Afinal, entender todas essas informações pode evitar futuras dores de cabeça e impacto na sua saúde financeira, como por exemplo, pagamento de juros e bloqueio do seu cartão para novas compras.

Por isso, fazer a “revisão” da sua fatura é uma etapa importante também, para verificar se todos os lançamentos estão corretos e se não há cobranças indevidas. Para identificar tudo isso, é preciso conhecer a fatura, e o primeiro passo é pegar uma fatura digital e acompanhar a nossa explicação. Vamos lá?

Informações gerais
Na parte superior da fatura, do lado esquerdo, é possível identificar o nome completo do titular, o número do cartão de crédito e a data de vencimento da fatura. Caso não seja feito o pagamento do valor total até a data do vencimento, haverá a incidência de multa, além de juros de mora e juros remuneratórios pelos dias de atraso. Fique atento!

Valor total da fatura
Próximo das informações gerais, estão indicadas as opções disponíveis para o pagamento da fatura mensal. Uma delas é o valor total, que diz respeito ao pagamento do valor completo da fatura.

Valor de pagamento mínimo da fatura
Do lado direito ao valor total da fatura, você pode visualizar o valor para pagamento mínimo, que se refere ao menor valor que pode ser pago desta fatura e que levará à adesão automática do financiamento rotativo. Ou seja, optando pelo pagamento mínimo, o saldo restante será financiado até o próximo mês de vencimento, com a incidência de juros.

Planos de parcelamento da fatura
Outra condição de pagamento que o cliente pode escolher é o parcelamento da fatura. Caso não seja possível pagar o total ou o mínimo do valor, o cliente pode escolher essa opção, com taxa de juro pré-fixada na quantidade de parcelas que melhor se adeque à sua realidade.

Detalhamento dos encargos e taxas
Na página dois da fatura você visualizará os limites do seu cartão e o detalhamento dos encargos financeiros previstos, como: a taxa de juros de financiamento rotativo, a taxa de juros do parcelamento de fatura, a taxa de juros de mora, a taxa do juro remuneratório, multa, IOF, e o CET incidente em cada uma das operações possíveis.

Para entender melhor quais taxas são cobradas, listamos:

1- Financiamento rotativo
Quando, por algum motivo, o cliente não paga o valor total da fatura, a instituição financeira pode passar essa “dívida” acumulada para o valor da fatura do próximo mês e cobrar juros rotativos.

2- Parcelamento de Fatura
Se pagar o valor de entrada de um dos planos ofertados ou simulado por você em um dos canais digitais (APP / Home Banking), ou ainda, pagar um valor qualquer, desde que o valor pago fique entre o intervalo indicado na sua fatura, o saldo restante será parcelado automaticamente em até 24 meses com uma taxa de juros mais barata do que a taxa do financiamento rotativo.

3- Cobrança
Se não pagar a fatura ou o valor pago for insuficiente para aderir ao parcelamento da fatura haverá entrada em cobrança.

4- Saques
O saque feito com o cartão de crédito é uma forma simples e prática para ter dinheiro mais rápido em mãos para as emergências. Você pode contratar este serviço em nossos canais digitais, pelo Call Center e no autoatendimento do Banco24Horas, confira como funciona:

- Tele saque: o crédito é disponibilizado em conta através da Central de Relacionamento Cetelem.
- Web saque: o crédito é disponibilizado em conta através da Área do Cliente.
- Saque Banco24Horas: com a senha do cartão.

Lembrando que, o saque é considerado uma modalidade de operação de crédito, isso significa que acarretará em cobrança de juros do rotativo. Dessa forma, sempre que você sacar usando o cartão de crédito, você terá que pagar o valor que sacou, a taxa do saque e os juros pelo valor do crédito.

Pensado em oferecer mais conforto e praticidade para o seu dia, o Banco Cetelem oferece as melhores vantagens de saque, com dinheiro rápido na conta e com uma das menores taxas do mercado. E, ainda, o cliente pode pagar o valor do saque à vista ou parcelado em até 18x.

Detalhamento da fatura
Ao final da página dois, do lado esquerdo, você pode ver todos os detalhes de onde, quando e como você gastou. Além de verificar se os lançamentos estão corretos, essas informações podem te ajudar a conhecer os seus hábitos de consumo também.

Ou seja, você pode organizar as finanças, identificando quais são os seus maiores gastos, se você pode economizar e quais são as próximas compras a serem descontadas. Dessa forma, você vai controlando as finanças e fazendo um bom planejamento financeiro. Assim fica sempre no verde!

Nesta mesma região da fatura, você pode ver o nome do estabelecimento* e verificar se aquela foi uma compra parcelada (lá vai aparecer quantas parcelas já foram quitadas, por exemplo, 2/6. Isso significa que das seis parcelas, duas já foram pagas). Além disso, é possível checar valores individuais e datas de compra.

Dica do Banco Cetelem (Fique Atento!)
*Nem sempre o nome do estabelecimento indicado na fatura é o mesmo nome da fachada da loja, pois é comum no registro dos lançamentos aparecer a indicação do nome de acordo com o cadastro feito pela loja na maquinha de captura da transação. Então, para não ficar na dúvida e manter um bom controle de seus gastos, anote e guarde os comprovantes de suas compras no decorrer do mês. Assim, você pode conferir todos os detalhes na fatura do seu cartão de crédito quando chegar.

Pensando em levar mais praticidade e agilidade para o seu dia, você também pode acompanhar a sua fatura todos os dias pelo App Cetelem.

Lembre-se: é importante planejar e cuidar das suas finanças!

Na mesma página dos detalhes da fatura, você encontra os canais oficiais de atendimento do Banco Cetelem. Você pode falar conosco pelo App Cetelem, pelo site ou WhatsApp.

Em caso de dúvidas, a gente te ajuda.

 

 

 

 



Todos os meses incluiremos novos conteúdos sobre educação financeira.

O Falando de Dinheiro é uma iniciativa do Banco Cetelem para levar a seus clientes orientações relevantes sobre educação financeira.