RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

O Banco Cetelem tem colocado em prática ações que promovem o bem-estar dos seus públicos interno e externo a fim de garantir um desenvolvimento sustentável das operações, sempre adotando uma postura ética.

Com a finalidade de constituir uma estrutura de governança apta a dar cumprimento aos seus objetivos, o Banco Cetelem constituiu um grupo de trabalho formado por representantes das áreas de Compliance, Compras, Recursos Humanos, Risco e Jurídico para redigir e revisar periodicamente a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) e garantir a implantação das medidas visando gerenciar o risco socioambiental.

A nossa PRSA tem como objetivo estabelecer os princípios gerais, as diretrizes e as responsabilidades relacionadas às questões socioambientais para a incorporação de práticas de avaliação e gestão de riscos socioambientais nos negócios e na relação com as partes interessadas, com a observância do disposto na Resolução CMN 4.327, de 25 de abril de 2014. O monitoramento do risco socioambiental se inscreve na estrutura de gerenciamento integrado de riscos que dispõe a Resolução 4.557, de 23 de fevereiro de 2017.


Governança

É obrigação de todo colaborador conhecer e praticar as disposições da PRSA e assegurar que, quando necessário, Clientes, Fornecedores, Parceiros, Prestadores de Serviços de seu relacionamento sejam informados sobre as regras estabelecidas.

As situações relevantes de risco identificadas no processo de gerenciamento do risco socioambiental devem ser informadas ao Comitê de Risco.

O risco socioambiental é monitorado como um dos riscos relevantes do Conglomerado no Comitê de Riscos do Conglomerado Prudencial.

 

Princípios

O Banco Cetelem definiu os seguintes princípios fundamentais com o intuito de sempre ampliar o seu desempenho socioambiental:

  • Respeito e proteção aos direitos humanos, e promoção dos direitos fundamentais do trabalho, meio ambiente e o desenvolvimento sustentável;
  • Diálogo, comportamento ético e desenvolvimento contínuo do relacionamento com as partes interessadas, munindo-as das informações corretas e disponibilizando canais de comunicação eficientes;
  • Melhoria contínua dos processos internos de gestão das suas operações e atividades, atendidos os princípios de relevância, proporcionalidade e eficiência.

Diretrizes

O Banco Cetelem se compromete com as seguintes diretrizes e regras, buscando atender todas as partes interessadas e outros públicos de interesse:

  • Promover valores e princípios éticos, abstendo-se de práticas abusivas e adotando ações que mitiguem a corrupção e a prática de fraudes;
  • Estabelecer padrões que visem à conduta empresarial responsável, buscando a harmonia entre os objetivos do negócio e as necessidades do cliente;
  • Fornecer crédito responsável, verificando a melhor forma de atender as necessidades do cliente;
  • Adotar a diversidade e a inclusão como valores e práticas essenciais no trato da Instituição com as partes relacionadas, não sendo tolerada nenhuma conduta discriminatória, seja ela por: etnia, credo, idade, orientação sexual, incapacidade física ou mental, grau de instrução, estado civil, nacionalidade, ascendência nacional, naturalidade, entre outros;
  • Garantir condições de trabalho adequadas e o bem-estar dos colaboradores, por meio de padrões de saúde e de segurança ocupacional;
  • Observar no processo de contratação de fornecedores a aderência aos comandos legais e normativos vigentes;
  • Promover o relacionamento ético e transparente com os seus fornecedores e terceirizados, buscando construir relações pautadas na confiança e na qualidade;
  • Promover ações de redução de uso de recursos naturais.