DICAS DE SEGURANÇA BANCO CETELEM

Veja nossas dicas e realize suas operações com segurança e praticidade.


  • Caso não receba seu cartão de crédito em até 40 dias corridos, comunique nossa Central de Relacionamento.
  • Ao receber seu cartão de crédito, assine-o imediatamente.
  • Guarde-o sempre em lugar seguro, nunca empreste a terceiros, mesmo que sejam parentes ou amigos.
  • Evite deixar seu cartão de crédito exposto ao sol ou próximo de campos magnéticos (ex: alto-falante, TV, etc..)
  • Ao utilizá-lo em compras, nunca o perca de vista. Acompanhe o funcionário da loja até o local de pagamento.
  • Para sua segurança, o lojista pode solicitar a apresentação de um documento com foto junto com o cartão de crédito.
  • O lojista tem a obrigação de comparar a assinatura do cartão de crédito com a assinatura do comprovante de vendas.
  • Caso identifique transações estranhas em sua fatura, contate imediatamente um dos telefones de atendimento Cetelem.
  • Caso tenha seus documentos roubados, registre a ocorrência imediatamente numa Delegacia de Polícia e comunique os órgãos de proteção ao crédito (SPC E SERASA) através do número 0800 111 522.

O que fazer em caso de perda ou roubo do seu cartão de crédito

  • Entre em contato com o Cetelem através de um dos telefones de atendimento e comunique a perda ou roubo de seu cartão.

Segurança na Internet

  • Não forneça dados pessoais e muito menos senhas, em pop up's ou e-mails.
  • Evite acessar contas de Internet Banking ou fornecer senhas através de computadores em lan houses, universidades ou em locais com computadores de uso público. Esses computadores podem estar com suas ferramentas de segurança desatualizadas ou até mesmo infectados com programas que deixam o computador vulnerável ao roubo de senhas.
  • Tenha o mesmo cuidado em linhas não privativas (Sem fio).
  • Evite acessar o site do seu banco em links fornecidos por terceiros. Sempre que for acessar o site da Cetelem, digite o endereço diretamente em seu navegador. Muitos dos ataques são feitos através de mensagens com links falsos que imitam o site verdadeiro mas que tem como finalidade capturar suas informações.
  • A Cetelem não envia e-mails solicitando dados pessoais, senhas ou arquivos executáveis.
  • Na página de acesso ao Internet Banking e também após acessá-lo, confira se é exibida a imagem de um cadeado no canto inferior direito de seu navegador. Esta imagem significa que o site recebe um certificado digital que garante a sua autenticidade. Além disso, sites que recebem uma certificação digital tem seu endereço iniciado por "https://".
  • Certifique-se que o seu anti-vírus esteja sempre atualizado. Eles impedem que programas maliciosos sejam instalados em seu computador, e também controlam as informações que entram e saem de seu computador.
  • Em caso de suspeita de fraude, troque imediatamente sua senha no site Cetelem ou contate um dos telefones de atendimento.
  • Procure não inserir pendrives de estranhos em seu computador.
  • Evite abrir e-mails de fontes desconhecidas que tragam arquivos anexos (ex: cartões virtuais, boatos, promoções, pornografia, humor, etc.).
  • Tome cuidado ao realizar transações em sites sem procedência.
  • Sempre que acessar o Internet Banking, fique atento ao funcionamento das páginas e links. Desconfie caso algum deles não esteja funcionando corretamente e, caso isso aconteça, saia do site imediatamente e ligue para o Cetelem informando o ocorrido antes de qualquer outra tentativa de acesso.
  • Renove sua senha com freqüência. Se ela for capturada, existe a chance de você trocá-la antes que ela seja usada.
  • Se desconfiar que seu computador foi invadido, desconecte-o da internet imediatamente. Isso pode evitar que dados da sua conta saiam da máquina. Em seguida, faça uma varredura com seu antivírus e entre em contato com o Cetelem informando o ocorrido.
Importante: Caso receba algum e-mail ou telefonema suspeito, entre em contato imediatamente através de um dos telefones da Central de Relacionamento com o Cliente.