Comece 2021 com o planejamento financeiro ideal para tirar seus planos do papel

Banco Cetelem reúne orientações para assumir o controle das finanças e renovar os planos para este ano


São Paulo, janeiro de 2021 – O início do ano é um período propício para renovar energias e estabelecer novos objetivos. E, para fazer com que os sonhos saiam do papel e se tornem realidade, um bom planejamento financeiro é um passo primordial. Por isso, o Banco Cetelem, plataforma digital de soluções de crédito, reuniu orientações importantes para que as metas saiam do plano das ideias sem prejuízos à saúde financeira familiar.


De acordo com a instituição, tudo começa com uma boa organização financeira. Algumas práticas simples podem fazer toda a diferença no momento de planejar os gastos do ano. Medidas como anotar sempre os gastos, ter total controle sobre quanto dinheiro está entrando e saindo e criar lembretes para as datas de vencimento das faturas são algumas dicas essenciais. Planejamento financeiro é como uma dieta, é necessário ter um controle e cuidados constantes.


Uma forma de incorporar o controle dos gastos na rotina é utilizar ferramentas gratuitas para smartphones que permitem incluir e categorizar as despesas de forma prática e rápida. Além de permitir que você reveja e analise tudo o que gastou no mês anterior, essa estratégia também pode ajudar você a observar ao longo do mês como estão as suas reservas, permitindo que você planeje melhor novas despesas.
A contratação de crédito pode também ser uma aliada no momento de estruturar planos como reformas da casa, viagens ou quitar dívidas de juros mais altos para um empréstimo com juros menores. No entanto, o Banco Cetelem alerta para a importância de utilizar este recurso de maneira responsável e de considerá-lo sempre uma fonte adicional de recursos. Um empréstimo deve ser tido como uma estratégia bastante pensada e planejada para que, no momento da contratação, já se tenha um plano de quitação desta dívida. 


Planejamento e equilíbrio nas despesas são fundamentais não apenas para a realização de sonhos específicos. Integrar essas duas práticas a sua rotina para lidar com dinheiro também contribui para que sua saúde financeira esteja sempre em dia.


A Cetelem conta com um grande time de especialistas quando o assunto é crédito. Esse time está preparando conteúdos para trazer orientações práticas e acessíveis sobre como utilizar seu dinheiro de forma responsável. Conheça o Falando de Dinheiro, uma iniciativa do Banco Cetelem para levar a seus clientes orientações relevantes sobre educação financeira: www.cetelem.com.br/falandodedinheiro