Dúvidas mais frequentes | Banco Cetelem
Perguntas Frequentes
Tire suas dúvidas com as perguntas mais frequentes.
- Incorporação do banco Cetelem
- Empréstimo consignado e cartão consignado
- Faturas e acordos
- Veículos
- Valores a receber
- Seguros
- APP Cetelem
- Descontinuidade dos produtos Cetelem
Fique tranquilo, pois nada mudou! Todos os canais de comunicação do banco permanecerão os mesmos, como você pode conferir abaixo:

Desde a autorização publicada pelo Banco Central do Brasil em 01/08/2023, tivemos o cuidado em comunicar os nossos clientes a respeito da incorporação do Banco Cetelem pelo Banco BNP Paribas Brasil. Essa comunicação foi realizada via SMS, e-mail, além de termos incluído na página principal do site Cetelem um banner com destaque sobre a incorporação, que direciona o cliente, ao clicar, para uma FAQ – Perguntas frequentes com esclarecimentos, além disso nossos canais de atendimento estão preparados para atender os clientes sobre esse tema.
O Banco BNP Paribas ingressou no Brasil em 1996. Desde 2010, quando a área de Securities Services entrou em funcionamento, a unidade brasileira passou a reunir o maior número de linhas de negócios na América Latina, tornando-se uma das maiores operações do Grupo em mercados emergentes. Hoje o Grupo emprega mais de 1400 pessoas no país e figura entre entre os maiores bancos internacionais de investimentos em total de ativos. Suas áreas de atuação são: Corporate & Investment Banking, Asset Management, Seguros (Cardif) e Gestão de Frotas (Arval), além da Cetelem. Reforçamos que transparência e respeito são marcas do grupo BNP Paribas, sendo assegurado que todas as obrigações financeiras, jurídicas e regulatórias com empregados, clientes, parceiros e órgãos reguladores, serão cumpridos com máxima transparência, comprometimento e tempestividade. Para mais informações sobre o grupo BNP Paribas, acesse: https://brasil.bnpparibas/pt/
O Banco BNP Paribas Brasil S.A. (“Banco BNP Paribas”) informou ao mercado em geral e a seus clientes que o Banco Central do Brasil aprovou e comunicou oficialmente em 01/08/2023 a incorporação do Banco Cetelem S.A. (“Cetelem”) pelo Banco BNP Paribas, grupo ao qual já pertencia, mediante a versão da totalidade de suas ações, sucedendo-lhe em todos os direitos e obrigações. Após a incorporação, o Banco BNP Paribas dará continuidade aos contratos existentes que estavam em nome do Cetelem, prestando todo suporte necessários aos clientes, parceiros e fornecedores, que continuarão recebendo atendimento normalmente através de seus canais de atendimento oficiais. Reforçamos que transparência e respeito são marcas do grupo BNP Paribas.
Todos os canais de comunicação do banco permanecerão os mesmos, como você pode conferir abaixo:

Clique aqui e confira: Fale Conosco (cetelem.com.br)
Após a liquidação total da operação, seja por portabilidade ou por quitação antecipada, o Banco BNP Paribas Brasil fará a liberação da sua margem.
Em seu benefício, seu empréstimo permanecerá ativo, com os descontos e repasses acontecendo da mesma forma como eram feitos. Apenas ao lado do nome Cetelem você enxergará, também, o nome BNP, como no exemplo abaixo do extrato disponível no portal MEU INSS (742- Cetelem – BNP):

Nos termos da Resolução CMN n° 5.057 de 15/12/2022.
Para solicitar a portabilidade basta seguir os passos abaixo:
-Solicite as informações do seu contrato atual na instituição onde possui sua operação de crédito.
A instituição deve fornecer as seguintes informações:
1)Número do contrato;
saldo devedor atualizado;
Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
Modalidade (exemplo: crédito consignado) taxa de juros anual (nominal e efetiva);
Prazo total e remanescente;
sistema de pagamento;
Valor de cada prestação, com o valor do principal e dos encargos;
Data do último vencimento da operação.
2) A instituição proponente deve encaminhar a requisição de portabilidade à instituição credora original, por solicitação formal e específica do cliente.
3) A efetivação da portabilidade se dá através da transferência dos recursos da instituição proponente para a instituição credora original através de TED específica.
Posso desistir da portabilidade? Sim, desde que a instituição proponente não tenha realizado o pagamento do saldo devedor à instituição credora original.
Não, todas as operações vigentes permanecem da forma como estavam, sem qualquer alteração, ou seja, valor financiado, quantidade de parcelas, valor das parcelas e taxas contratadas, bem como as demais condições do contrato permanecem inalteradas.
Não, os contratos vigentes permanecerão ativos e não poderão ser refinanciados pois o Banco Incorporador destes contratos, o Banco BNP Paribas Brasil, não atua com a comercialização dos produtos empréstimo consignado e cartão consignado.
Todos os canais de comunicação do banco permanecerão os mesmos, como você pode conferir abaixo:

Clique aqui e confira: Fale Conosco (cetelem.com.br)
Todas as operações vigentes permanecem da forma como estavam, sem qualquer alteração. Desta forma, o não pagamento das obrigações em seus respectivos vencimentos estão sujeitos às nossas ações de Cobrança e apontamentos nos Órgãos de Proteção ao Crédito (SPC e Serasa).
Com a incorporação do Banco Cetelem pelo Banco BNP Paribas Brasil, os contratos existentes que estavam em nome do Cetelem, bem como aos direitos e obrigações, passam a ser do Banco BNP Paribas Brasil.
Desta forma, eventuais débitos em aberto, que geraram inscrição nos órgãos de Proteção do Crédito, passam a ser responsabilidade do Banco BNP Paribas, razão pela qual o apontamento aparece em nome desta instituição.
Entre em contato com nossa Central de Relacionamento através dos números:
Cartão de Crédito
4004 7990 / 0800 704 1166
Emprestimo Consignado e Financiamento Auto
4004 5280 / 0800 701 5280.
Se preferir, clique aqui: Portal Negociação - BANCO BNP Paribas, produto CETELEM (cetelemnegocie.com.br)
Devido a incorporação do Banco Cetelem pelo Banco BNP Paribas Brasil, o novo beneficiário do seu boleto passa a ser: BANCO BNP PARIBAS BRASIL S.A .
Segue abaixo um exemplo de como ficou seu boleto:

Para consultar a autenticidade do documento recebido, você pode acessar nosso validador de código de barras através do App Cetelem:
Passo 1: Acesse o App Cetelem com seu CPF e senha eletrônica;
Passo 2: Escolha a opção validador de código de barras;
Passo 3: Clique em “escanear o código” ou “digitar o código” para consultar a autenticidade;
Passo 4: Aguarde a mensagem de confirmação.
Faça o download do App Cetelem, disponível nas lojas Google Play e Apple Store, para ter acesso a 2ª via da sua fatura e outros serviços disponíveis.
Caso tenha dificuldades, consulte nossa seção de perguntas sobre o App Cetelem ou entre em contato com nossos canais oficiais:
Via WhatsApp:
Segunda a sábado das 8h00 às 21h40 (exceto feriados).
Cartão de Crédito, Cartão Consignado, Seguros e Crediário
0800 704 1166
Via Telefone:
Segunda a sábado das 8h00 às 22h00 (exceto feriados).
Cartão de Crédito, Cartão Consignado, Seguros e Crediário
4004-7990 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 704 1166 (Demais localidades)
Mas fique tranquilo, pois você continuará recebendo sua fatura pelo mesmo canal que optou.
Todos os canais de comunicação do banco permanecerão os mesmos, como você pode conferir abaixo:

Clique aqui e confira: Fale Conosco (cetelem.com.br)
Você deverá entrar em contato com um dos nossos canais de atendimento oficiais
Você deverá entrar em contato com um dos nossos canais de atendimento oficiais
Temos uma equipe de atendimento dedicada a devolver eventuais saldos credores aos nossos clientes. Mas ao receber qualquer contato em nome do Banco BNP Paribas/Cetelem, orientamos que confirme os valores na página Valores a Receber do Banco Central do Brasil (https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber) e, após se certificar do saldo, retorne o contato através do telefone 0800 286 8877, informando que você identificou um saldo com a nossa instituição, e daremos andamento a restituição.
Importante: O Banco BNP Paribas/Cetelem nunca pede dados pessoais e senhas em qualquer ligação feita aos nossos clientes, nem tampouco qualquer pagamento ou transferência. Se isso acontecer, desconfie, e entre em contato conosco através de nossos canais oficiais para denunciar o ocorrido!
Nosso prazo para restituição é de até 5 dias utéis, a contar do recebimento dos dados bancários do titular ou do recebimento correto e completo dos documentos em caso de titular falecido.
Anote o protocolo da sua solicitação e, caso não receba o valor dentro deste prazo, retorne o contato através do telefone 0800 286 8877 ou entre em contato com a nossa Ouvidoria, através do telefone 0800 722 0401, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Após verificar na página Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber) que há saldo credor em conta de pessoa já falecida, conforme critérios estabelecidos pelo Banco Central do Brasil, você deve entrar em contato através do telefone 0800 286 8877, informando a quem se refere o saldo a ser restituído. Importante: Somente parentes de primeiro grau (pai, mãe e filhos) podem solicitar a restituição de valores de pessoas falecidas junto à nossa Instituição. Durante o atendimento serão informados os documentos necessários e o endereço eletrônico para o qual os documentos comprobatórios deverão ser enviados.
Acesse a página Valores a Receber através do site do Banco Central do Brasil: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber.
Em seguida, clique em “Consulte valores a receber”, insira seu CPF, sua data de nascimento, os caracteres solicitados e descubra se você possui valores a receber em alguma Instituição Financeira.
Após a consulta no site, caso tenha valores a receber do Banco BNP Paribas (produtos Cetelem), entre em contato através do telefone 0800 286 8877, informando que você identificou um saldo com a nossa instituição, e daremos andamento a restituição.
Importante: Somente o titular da conta pode solicitar a restituição de valores para uma conta corrente de sua titularidade. Tenha em mãos seus dados pessoais e bancários ao entrar em contato conosco.
Não é possível trocar a forma de pagamento do seu seguro que é realizada através da fatura do seu cartão de crédito. Caso o Sr.(a) deseje continuar com as coberturas e benefícios que o seu seguro proporciona, você pode permanecer com ele ativo e as cobranças do valor mensal do seguro continuarão caindo na fatura do seu cartão de crédito até o fim da vigência de seu seguro. Caso o Sr.(a) não deseje continuar com a cobertura do seu seguro ativa, o Sr.(a) pode realizar o cancelamento do seu seguro através de nossos canais de atendimento.
Caso o Sr.(a) deseje continuar com as coberturas e benefícios que o seu seguro proporciona, você pode permanecer com ele ativo e as cobranças do valor mensal do seguro continuarão caindo na fatura do seu cartão de crédito até o fim da vigência de seu seguro.
Caso o Sr.(a) não deseje continuar com a cobertura do seu seguro ativa, o Sr.(a) pode realizar o cancelamento do seu seguro através de nossos canais de atendimento.
Devido a descontinuidade do produto cartão de crédito e/ou cartão consignado, o seu seguro deixou de fazer sentindo pois ele trazia benefícios atrelados ao seu cartão de crédito.
No app Cetelem você pode:
- Consultar a 2° via de fatura;
- Validar a autenticidade de boletos;
- Consultar a situação do seu cartão.
- Acompanhar a situação de seu empréstimo consignado, crediário ou renegociação.
Ao acessar o App, autorize o recebimento de push para receber nossas comunicações.
A inativação do cadastro acontece quando seu cartão de crédito está cancelado e sem saldo para pagamento há mais de 3 meses e, sendo assim, não há informações para serem exibidas no App Cetelem.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso SAC através do telefone 0800 286 8877.
Você pode ter dificuldade para acessar devido instabilidade sistêmica ou manutenção emergencial nos sistemas do banco.
Nesta situação, recomendamos que tente novamente em outro momento e, caso o problema persista, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente através dos telefones:
- Cartão de Crédito: 4004 7990 / 0800 704 1166
- Empréstimo Consignado e Financiamento Auto: 4004 5280 / 0800 701 5280
Caso você esteja com dificuldade para trocar sua senha eletrônica, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente através dos telefones:
- Cartão de Crédito: 4004 7990 / 0800 704 1166
- Empréstimo Consignado e Financiamento Auto: 4004 5280 / 0800 701 5280
O tempo para recebimento do SMS com o código pode variar de acordo com a operadora do seu celular, devido as condições do sinal de telefonia ou por instabilidade nos sistemas do banco.
Nesta situação, recomendamos que tente novamente em outro momento e, caso o problema persista, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente através dos telefones:
- Cartão de Crédito: 4004 7990 / 0800 704 1166
- Empréstimo Consignado e Financiamento Auto: 4004 5280 / 0800 701 5280
Para atualizar o número do seu celular, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente através dos telefones:
- Cartão de Crédito: 4004 7990 / 0800 704 1166
- Empréstimo Consignado e Financiamento Auto: 4004 5280 / 0800 701 5280
Não. O App Cetelem possui camadas de segurança que se enquadram nas políticas de Segurança Cibernética do grupo BNP Paribas e, por este motivo, não permite que smartphones com essas configurações abram o aplicativo. Avalie se o seu aparelho possui uma dessas configurações e confira o passo a passo para desativar.
Aparelhos com o sistema Android:
Como desativar o modo desenvolvedor do seu smartphone:
Passo 1: Acesse a área de configurações do aparelho, geralmente localizada na barra de tarefas superior com o ícone de engrenagem. Em alguns modelos de smartphone, pode ser acessado pelo aplicativo “Configurar”.
Passo 2: Abra a opção “Sistema”.
Passo 3: Abra a opção “Opções do desenvolvedor”.
Passo 4: Desative essa opção arrastando para esquerda.
Passo 5: Após desabilitar o modo desenvolvedor, tente abrir o App Cetelem novamente.
Atenção: em alguns aparelhos, dependendo da versão do sistema operacional, a função “Opções do desenvolvedor” pode ter a localização ou o nome diferente:
- Android 9 e mais recentes:
- Configurações > Sistema > Avançado > Opções do desenvolvedor
- Android 8.0.0 e Android 8.1.0:
- Configurações > Sistema > Opções de desenvolvedor
- Android 7.1 e anteriores
- Configurações > Opções do desenvolvedor
Como desativar o “root” do seu smartphone:
Passo 1: Buscar na loja Play Store aplicativos como o “UnRoot” ou “ES File Explorer” e baixar o aplicativo escolhido.
Passo 2: Configure o novo aplicativo seguindo as instruções do próprio aplicativo.
Passo 3: Instale novamente o App Cetelem e acesse com seu CPF e senha eletrônica.
Essa configuração no celular é feita através de comandos ou aplicativos avançados e poderá mudar de acordo com o aparelho ou fabricante.
Aparelhos com o sistema iOS (Iphone)
Como desativar o “Jailbreak”?
Passo 1: Você deve restaurar as configurações de fábrica para remover o Jailbreak. Para restaurar, recomendamos seguir as instruções do fabricante disponível em: https://support.apple.com/pt-br/HT201252
Passo 2: Instalar novamente o App Cetelem e, na sequência, realizar o acesso com seu CPF e sua senha numérica de 6 dígitos.
O Jailbreak é uma configuração que permite a instalação de aplicativos que não estão disponíveis na App Store. Não é recomendado pela Apple e o fabricante considera uma alteração não autorizada, passível de perda da garantia do aparelho.
Você cadastra a senha eletrônica quando acessa o aplicativo pela primeira vez e ela composta por 06 dígitos de sua preferência. Recomendamos que não utilize números sequenciais, como 123456 ou informações pessoais como seu CPF, RG, data de nascimento e número de telefone, pois são características de senhas fáceis e fracas.
Memorize sua senha eletrônica, ela será solicitada sempre que você for utilizar o App Cetelem.
Na tela de início, informe o número do seu CPF, clique em “Entrar” e na próxima tela digite sua senha eletrônica, composta por 06 dígitos.
O acesso ao App está disponível para os clientes do BNP Paribas que possuam algum produto Cetelem: cartão de crédito, cartão de crédito consignado, empréstimo consignado ou crediário.
Caso seja cliente, você deve acessar a loja de aplicativos do seu celular (Apple Store ou Play Store) e fazer o download do app “Banco Cetelem”.
Pelos mesmos motivos acima expostos, tendo em vista a descontinuidade dos produtos Cetelem, não será possível refinanciar seu contrato de empréstimo consignado com o Banco BNP Paribas Brasil.
Ao longo do último ano, as administrações do Banco Cetelem em conjunto com o Comitê Executivo do BNP Paribas Personal Finance decidiram reestruturar as operações de Consumer Finance (varejo) no Brasil, realizando a incorporação do Banco Cetelem pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A. e a descontinuidade das atividades exercidas do produto Cetelem. Desta forma, não houve envio de novo plástico para os cartões com validade a partir de fevereiro deste ano e o cancelamento total dos cartões ocorreu ao longo do último ano até o mês de setembro, sempre respeitando o aviso prévio de 30 (trinta) dias, comunicação extra enviada ao nossos clientes através de SMS ou e-mail. Assim, tendo em vista a descontinuidade dos produtos Cetelem, não será possível a solicitação de um novo cartão pelo Banco BNP Paribas Brasil.