Mais Serviços
Voltar
Conheça os detalhes da fatura do seu cartão de crédito
Publicado em: 01/08/2021
Voltar
Tempo médio de leitura
4min 3002 visualizações

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais usados hoje em dia, que traz segurança e conforto na hora de realizar compras. Isso porque ele oferece a vantagem de o pagamento ser realizado apenas na fatura do próximo mês.

 

 

Você já conhece todas as informações que estão representadas na fatura, tais como, data de vencimento, limites disponíveis, valor mínimo de pagamento, opção de parcelamento de fatura e os encargos que incidirão no caso de não pagamento total ou do pagamento em atraso?

 

Esses são alguns exemplos de informações que estão presentes na fatura do seu cartão e que fazem toda a diferença para a sua vida financeira. Afinal, entender todas essas informações pode evitar futuras dores de cabeça e impacto na sua saúde financeira, como por exemplo, pagamento de juros e bloqueio do seu cartão para novas compras. Por isso, fazer a “revisão” da sua fatura é uma etapa importante também, para verificar se todos os lançamentos estão corretos e se não há cobranças indevidas.

 

Para identificar tudo isso, é preciso conhecer a fatura, e o primeiro passo é pegar uma fatura digital e acompanhar a nossa explicação. Vamos lá?

 

Informações gerais: na parte superior da fatura, do lado esquerdo, é possível identificar o nome completo do titular, o número do cartão de crédito e a data de vencimento da fatura. Caso não seja feito o pagamento do valor total até a data do vencimento, haverá a incidência de multa, além de juros de mora e juros remuneratórios pelos dias de atraso.

 

Valor total da fatura: próximo das informações gerais, estão indicadas as opções disponíveis para o pagamento da fatura mensal. Uma delas é o valor total, que diz respeito ao pagamento do valor completo da fatura.

 

Valor de pagamento mínimo da fatura: do lado direito ao valor total da fatura, você pode visualizar o valor para pagamento mínimo, que se refere ao menor valor que pode ser pago desta fatura e que levará à adesão automática do financiamento rotativo. Ou seja, optando pelo pagamento mínimo, o saldo restante será financiado até o próximo mês de vencimento, com a incidência de juros.

 

Planos de parcelamento da fatura: outra condição de pagamento que o cliente pode escolher é o parcelamento da fatura. Caso não seja possível pagar o total ou o mínimo do valor, o cliente pode escolher essa opção, com taxa de juro pré-fixada na quantidade de parcelas que melhor se adeque à sua realidade.

 

Detalhamento dos encargos e taxas: na página dois da fatura você visualizará os limites do seu cartão e o detalhamento dos encargos financeiros previstos, como: a taxa de juros de financiamento rotativo, a taxa de juros do parcelamento de fatura, a taxa de juros de mora, a taxa do juro remuneratório, multa, IOF, e o CET incidente em cada uma das operações possíveis.

 

Para entender melhor quais taxas são cobradas, listamos:

 

Financiamento rotativo

Se por algum motivo o cliente não paga o valor total da fatura, a instituição financeira pode passar essa “dívida” acumulada para o valor da fatura do próximo mês e acrescentando a cobrança de juros.

 

Parcelamento de Fatura

Pagando o valor de entrada de um dos planos ofertado na fatura ou simulado nos canais de atendimento (App, WhatsApp ou telefônico) ou ainda pagar um valor qualquer, desde que o valor pago fique entre o intervalo indicado na sua fatura, o saldo restante será parcelado automaticamente em até 24 meses com uma taxa de juros mais barata do que a taxa do financiamento rotativo.

 

Cobrança/negativação

Se não pagar a fatura ou o valor pago for insuficiente para aderir ao parcelamento de fatura, você poderá ser acionado pelos nossos especialistas para negociar os valores pendentes.

 

Detalhamento da fatura

Na última página da fatura você pode conferir todos os detalhes de onde, quando e como você gastou e verificar se os lançamentos estão corretos.

 

Essas informações podem te ajudar a conhecer os seus hábitos de consumo também. Ou seja, você pode organizar as finanças, identificando quais são os seus maiores gastos, se você pode economizar e quais são as próximas compras a serem descontadas. Dessa forma, você vai controlando as finanças e fazendo um bom planejamento financeiro. Assim fica sempre no verde! Nesta mesma região da fatura, você pode ver o nome do estabelecimento* e verificar se aquela foi uma compra parcelada (lá vai aparecer quantas parcelas já foram quitadas, por exemplo, 2/6. Isso significa que das seis parcelas, duas já foram pagas). Além disso, é possível checar valores individuais e datas de compra.

 

Nem sempre o nome do estabelecimento indicado na fatura é o mesmo nome da fachada da loja, pois é comum no registro dos lançamentos aparecer a indicação do nome de acordo com o cadastro feito pela loja na maquinha de captura da transação. Então, para não ficar na dúvida e manter um bom controle de seus gastos, anote e guarde os comprovantes de suas compras no decorrer do mês. Assim, você pode conferir todos os detalhes na fatura do seu cartão de crédito quando chegar.

 

Acompanhe a sua fatura sempre que quiser pelo App Cetelem e em caso de dúvidas o nosso atendimento está disponível para te ajudar.