Entenda como os criminosos virtuais atuam e evite se tornar vítima dos golpes
Os impactos dos golpes virtuais podem ser imensos para uma pessoa, por isso é importante conhecermos quais são os golpes mais comuns e entendermos como eles funcionam para evitarmos nos tornar vítimas. Confira quais são os golpes mais comuns:
Golpe da falsa central de atendimento
O criminoso virtual entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco. Geralmente informam que precisam atualizar seus dados e a alteração precisa ser feita durante a ligação para manter seu cadastro em dia. Com estes dados, os criminosos tem acesso a sua conta e ao seu cartão.
Golpe do WhatsApp
Nesse golpe os criminosos atuam através do WhatsApp utilizando a foto do perfil da vítima em um número desconhecido. Em seguida, enviam mensagens para os contatos da vítima alegando ter trocado de celular e pedindo um pix.
Golpe do motoboy
O golpista se passa por um funcionário do banco e faz contato com vítima dizendo que seu cartão foi roubado e que irá bloqueá-lo, mas para isso a vítima precisa confirmar a senha do cartão. Em seguida, ele pede para que a vítima corte o seu cartão e entregue para um motoboy que irá levar para o banco e solicitar o envio de uma nova via. Os meios de comunicação mais comum que os criminosos atuam são: WhatsApp, SMS, telefone, redes sociais e e-mail. Desconfie de tudo e jamais compartilhe seus dados com outra pessoa. Em caso de desconfiança de uma ligação, desligue o telefone e se for no WhatsApp, bloqueie, avise sua rede de contato e denuncie o número.
Atente-se aos fatos e não caia nos golpes, se sentir que está diante de um golpe, denuncie!