Planejamento de aposentadoria: como se preparar para o futuro?
Pensar a longo prazo é muito importante para garantir uma vida mais tranquila no futuro e nunca é cedo para planejar sua vida financeira na terceira idade já que nessa fase da vida, nossa renda diminui e as despesas aumentam, principalmente os cuidados com a saúde.
Veja como fazer um planejamento de aposentadoria:
Visão de longo prazo
O primeiro passo para planejar sua aposentadoria é adotar uma visão de longo prazo para a sua vida financeira e se preparar para a aposentadoria é exatamente isso: conseguir aplicar seu dinheiro hoje para usufruir no futuro, mesmo que isso signifique abrir mão de alguns objetivos mais próximos. Pense que o dinheiro da aposentadoria é como um investimento no seu futuro muito mais importante do que uma compra impulsiva, por exemplo.
Controle seu orçamento
Pesquisam apontam que metade dos brasileiros não sabem controlar o próprio orçamento, mas se você pretende se aposentar com dignidade e conforto precisa colocar tudo na “ponta do lápis” e investir na sua organização financeira pessoal.
- Registre tudo o que entra e sai da sua conta bancária e mantenha um padrão de vida compatível com a sua renda;
- Crie uma planilha de gastos mensais para ajudar no controle pessoal;
- Equilibre o orçamento para ter um saldo positivo todo mês;
Assim você consegue poupar uma quantia mensalmente para investir nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Aprenda a juntar dinheiro
Este é o início para planejar a previdência privada e qualquer outro objetivo que você tenha. O ideal é poupar entre 10% - 30% da sua renda todos os meses para investir e para isso, você terá que controlar os impulsos consumistas, cortar alguns gastos e ter mais disciplina no controle financeiro.
Crie uma reserva de emergência
A reserva de emergência é um fundo suficiente para cobrir entre 06 e 12 meses dos seus custos mensais para que você possa usar este dinheiro em situações imprevistas como demissão, redução da renda, urgência médica etc. Quando começar a poupar dinheiro, a reserva emergencial é sua prioridade e só depois você deve pensar em outros investimentos. Afinal, não adianta investir seu dinheiro a longo prazo para a aposentadoria se você não tiver uma quantia guardada para os imprevistos. Ter uma reserva de emergência é um dos requisitos para começar a investir com mais tranquilidade, lembre-se que ela existe para evitar que você mexa nas suas aplicações para a aposentadoria quando precisar de dinheiro.
Uma a aposentadoria com outros objetivos
Não reserve todo o dinheiro poupado para a aposentadoria. O ideal é conciliar os investimentos de longo prazo com os objetivos de curto e médio prazo. Por exemplo, você pode separar uma parte do dinheiro mensal para um investimento de médio prazo como comprar um veículo daqui a dois anos e, ao mesmo tempo, manter uma porcentagem para sua aposentadoria.
Estude investimentos
Procure entender mais sobre investimentos e faça isso no seu tempo, sem a pressão de entender tudo de uma hora para outra. Ao longo dos anos, esse conhecimento vai te ajudar a tomar decisões mesmo utilizando um serviço de consultoria financeira. Crie uma carteira diversificada e poupe todos os meses para alcançar seus objetivos financeiros.