Mais Serviços
Voltar
Como se planejar para aproveitar aquele desconto imperdível…
Publicado em: 01/09/2022
Voltar
Tempo médio de leitura
5min 2449 visualizações

Sabemos que é quase impossível resistir a um “descontinho” e os varejistas também sabem disso por isso, aproveitam diversas datas comemorativas ao longo do ano para justificar as promoções no dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, Natal e a tão falada Black Friday, mas fique atento antes de ir às compras.

 

Veja algumas dicas não se endividar com os “super descontos”:

 

Evite comprar por impulso

 

A diferença está no querer e no precisar. O querer é um desejo que costuma passar rápido, dê preferência para o que você realmente precisa. É comum as pessoas não se planejarem e comprar por impulso só porque a mercadoria está com preço e até com condições melhores de parcelamento, mas nessa hora você precisa pensar se terá como pagar a fatura do cartão de crédito.

 

Não use as promoções para comprar o que você não precisa. Antes de mais nada, faça um planejamento minucioso para evitar que os impulsos se transformem em dívidas.

 

Conheça sua situação financeira

 

Na hora de planejar os gastos, coloque no papel todas as suas dívidas e antes de realizar qualquer compra, o primeiro passo é verificar a necessidade do produto/serviço e se a promoção é realmente vantajosa.

 

A mercadoria pode ter desconto de 90%, mas só valerá a pena se você tiver como pagar os 10% restantes. Caso contrário, ainda sairá muito caro.

 

Vale lembrar que você não é obrigado a comprar algo só porque é barato. Muitas vezes, “super descontos” dão a sensação de que se você não comprar nada, estará perdendo uma oportunidade única e claro que isso não é verdade.

 

Conheça seus ganhos/gastos para evitar as dívidas e antes de tomar uma decisão de compra, pense no seu orçamento. É melhor fazer uma compra desnecessária ou acabar quitar uma dívida antiga?

 

Defina um limite de gastos

 

Quando o seu orçamento permite aproveitar as promoções, considere limitar um valor para gastar nas compras. Para definir este valor, leve em consideração o valor que você tem e o limite disponível no seu cartão de crédito e não esqueça de considerar as parcelas que você esteja pagando, pois já comprometeram o seu orçamento.

 

Redobre este cuidado com as compras de fim de ano e os presentes de Natal para não ultrapassar os limites.

 

Siga um planejamento

 

Antes de sair comprando faça uma lista de prioridades do que você precisa para aproveitar os descontos e não se perder ou gastar mais em meio tantas opções disponíveis. Divida os itens em três grupos:

 

Grupo 1: O que você precisa comprar;

Grupo 2: O que você pode ficar sem por mais um tempo;

Grupo 3: O que você não precisa compra, mas quer;

 

Na hora das compras, dê prioridade ao grupo 1 e só compre itens dos outros grupos se o dinheiro não fizer falta no fim do mês. Anote os detalhes como marca, modelo, cor e outras características relevantes dos produtos, assim você também poupa o tempo de ficar procurando no dia das promoções ajudando o risco de cair na tentação das promoções.

 

Mesmo quando você consegue um bom desconto, ainda terá que pagar pela compra por isso, é importante pensar no seu orçamento e conhecer seus limites financeiros.

 

Antecipe os presentes de fim de ano

 

Se você já sabe o presente que dará ao familiar ou no amigo secreto, aproveite os descontos de novembro para antecipar as compras.

 

Pesquise, compare e monitore os preços

 

Navegue na internet e procure cupons de desconto, promoções do dia, liquidações etc. Para conseguir bons preços e evitar ciladas pesquise os produtos e os serviços com antecedência para conhecer o preço justo do produto. Alguns sites mostram o histórico de preço dos produtos ao longo do tempo e isso ajudar a saber quanto as lojas aumentam os preços para aplicar promoções enganosas. Ao sair de casa, vá sem pressa, leve a calculadora e analise muito bem cada opção.

 

Cuidado com o preço do frete

 

Uma forma muito comum de gastar mais do que deveria é comprar um produto com bom desconto, mas com o valor do frete altíssimo.

 

Poupe antes de comprar

 

As chances de fazer um bom negócio são maiores quando você pode pagar à vista, economize para aproveitar essas oportunidades.

 

Tenha atenção com os parcelamentos

 

As opções de parcelar te ajudam na compra de produtos mais caros e você não precisa gastar tudo de 1x mas, não diminuem o valor total da compra. Ao contrário, algumas vezes podem até aumentar quando o parcelamento incide juros. Antes da compra, confira as condições do parcelamento.

 

Algumas lojas dão desconto para quem paga à vista aproveite para fechar o negócio pagando no PIX, boleto ou débito. Antecipar o pagamento da fatura do seu cartão de crédito também pode ser uma opção para liberar o limite para que você possa usá-lo.

 

Atenção com compromissos futuros

 

Seu cartão de crédito pode até estar livre, mas se estiver perto do início do próximo ano, considere os gastos com IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares, entre outros. Mesmo que sejam despesas futuras, suas compras na Black Friday podem impactar suas finanças. Se você fizer as contas e perceber que ficará apertado, talvez abrir mão da compra seja a melhor escolha nesse momento e este é um dos pensamentos mais importantes para suas contas sob controle, mas se for inevitável, tenha certeza de que caiba no seu orçamento. Lembre-se que parcelamento também é dívida, você terá que lidar com esta obrigação ao longo dos próximos meses.

 

Suspeite de preço muito baixo

 

O produto precisa deve ter procedência e garantia, compre apenas em sites/lojas confiáveis que você consiga consultar o CNPJ, endereço e histórico de outros consumidores.

 

Nas compras virtuais, cheque todas as informações sobre a oferta: preço, frete, prazos e forma de pagamento. Leia tudo antes de finalizar a compra e confira os seus dados pessoais digitados certificando que não foram alterados.

 

Com todas essas dicas você está preparado para aproveitar super descontos sem erro!