Organização para seguir um planejamento mensal
Cuidar das finanças pessoais não é uma tarefa tão simples e por isso, a organização mensal é necessária e o segredo para evitar sustos no fim do mês. Confira algumas dicas de como iniciar a organização:
Anote as despesas fixas
Liste todos os gastos fixos mensais e anote em um caderno, planilha ou até mesmo aplicativos para que você consiga ter visibilidade de todas as suas despesas e organizar de acordo com o seu salário/rendimento total do mês. Use a tecnologia ao seu favor e opte pelas planilhas especificas para planejamento financeiro ou adquira um planer financeiro, assim você consegue deixar tudo organizado e facilita seguir o planejado para o mês.
Defina metas mensais de economia
Determine um valor mensal, o mínimo que seja, para colocar na poupança ou aplicar em algum investimento e o método 50-30-20 pode ser uma forma de te ajudar a guardar dinheiro. A ideia principal é que o seu dinheiro seja dividido, mensalmente, em três partes: gastos fixos, variáveis e reserva de emergência, sendo:
50% do salário será para os gastos fixos;
30% do salário será para os gastos variáveis;
20% do salário será da reserva/poupança;
Assim você garante uma reserva emergencial e também diminuirá os gastos desnecessários.
Fuja dos gastos desnecessários
Controle o consumismo e evite gastos desnecessários ao longo do mês. Separe um valor baixo para gastar com delivery, por exemplo e tente não ultrapassar este valor.
Evite dívidas
Sempre que possível, mantenha suas contas em dia. Contas atrasadas são sinônimos de juros altos e até negativação do seu nome.