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Golpes da maquininha: como evitar esse tipo de fraude?
Publicado em: 09/09/2022
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Com a pandemia causada pelo coronavírus, as vendas por aplicativos de entrega cresceram e junto com elas, os casos de golpe da maquininha de cartão. Esse tipo de fraude é muito comum em casos de pedidos em delivery de comida, mas pode acontecer em outras circunstâncias também. Por isso, a cada dia que passa, mais casos são noticiados e novas técnicas de furto aparecem.

 

Para os clientes, fica a insegurança de comprar em lojas com maquininha. Para os empreendedores, fica o medo de sofrerem com os golpes voltados para negócios.

 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todas empresas e pessoas que participaram da relação de consumo são responsáveis pela reparação dos danos causados ao consumidor.

 

O famoso golpe da maquininha tem esse nome, mas engloba uma série de truques usados por bandidos para conseguir dinheiro usando maquininhas de cartão. Essas fraudes podem fazer vítimas de várias maneiras. Tudo começa quando você faz um pedido por aplicativo e no momento da entrega, é apresentada uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. Em algumas situações, o entregador solicita um valor além do pago pelo aplicativo e em outras, a máquina de cartão apresenta defeitos na tela sendo impossível visualizar o valor, assim utilizam um celular para te mostrar o valor.

 

Para ajudar você a se proteger do golpe da maquininha, preparamos um conteúdo completo, confira:

 

Visor adulterado.

 

Essa é a forma mais comum do golpe. Quando o entregador chega com a encomenda, a maquininha usada por ele está adulterada. Pode ser o visor ou até mesmo o software da máquina. Dessa forma, os números mostrados na tela estão errados e eles conseguem cobrar um valor mais alto sem você saber.

 

Para escapar, sempre verifique o valor mostrado no visor e se o entregador não permitir que você veja a tela, desconfie!

 

Visor mascarado.

 

Um golpe utilizando um visor propositalmente danificado em maquininhas de cartão de crédito vem fazendo cada vez mais vítimas desavisadas. Elas informam a senha ou confirmam compras mesmo quando consegue ver apenas os últimos 04 números do valor da compra. Antes de passar o seu cartão em qualquer maquininha, confira o estado dela e verifique está em condições normais de funcionamento. A principal alteração costuma ser feita na tela, veja com cuidado se está inteira e com todas as partes visíveis. Também confira se restante da maquininha está completo e sem indícios de adulteração.

 

Dificuldade para passar o cartão

 

É quando o fraudador diz que o cartão não está passando e solicita outro para você. Nessa hora, recuse prontamente! Só troque de cartão se você puder conferir que não passou na primeira vez.

 

Se puder, priorize sempre os pagamentos pelo próprio aplicativo evitando pagar diretamente ao entregador. Como a maior parte dos golpes é feita nesse momento, o mais seguro é pagar direto no aplicativo ou no site. Além disso, quando você paga direto pelo aplicativo, qualquer erro deverá ser corrigido pela empresa. Você estará mais protegido porque terá todas as provas necessárias para mostrar o que foi pago. Por mais que os golpes utilizando maquininhas aconteçam, você não precisa parar de utilizá-las, basta ter atenção na hora do pagamento para evitar prejuízos.

 

Desconfie de “taxa extra”.

 

Se em qualquer momento algum entregador ou lojista pedir taxa extra após você efetuar o pagamento inicial, desconfie. Toda taxa extra deve ser comunicada no momento da compra e é assim que você sabe que pode estar sendo vítima deste golpe.

 

Pagamento na entrega.

 

O golpe do pagamento na entrega pode acontecer da forma que já citamos ou com uma maquininha adulterada que clona cartões. Nesses casos, o cartão do cliente pode ser clonado direto na maquininha ou até mesmo trocado por outro rapidamente quando o entregador tem contato com o cartão.

 

Para escapar desse golpe, verifique se a sua senha aparece com asteriscos na tela da maquininha, esse é um sinal de segurança. Se a senha for exibida, é sinal de que o seu cartão pode estar sendo clonado.

 

Mais uma vez, evite entregar o seu cartão nas mãos do entregador. Prefira que você mesmo insira/retire ou aproxime. Pagamento pelo aplicativo.

 

Nessa versão do golpe, mesmo depois do pedido ser pago pelo aplicativo, o entregador solicite que você pague novamente. Muitas vezes dizem que o aplicativo não faturou a compra ou que houve algum erro e o cliente crendo no estabelecimento, paga novamente sem saber que é um golpe.

 

Quando o pagamento é realizado diretamente pelo aplicativos, principalmente em apps de delivery, saiba que não deve ser cobrado nada a mais na entrega. Se realmente ocorreu um erro no faturamento, você deve resolver diretamente com o suporte do aplicativo e não com o entregador.

 

Estabelecimento liga para o cliente.

 

Existem casos de golpe onde a loja liga para o cliente avisando que o entregador sofreu algum tipo de acidente e que outro fará a entrega, mas será cobrado uma taxa. Muitas vezes esse golpe é feito como o do visor adulterado e depois de pagar a taxa, o cliente descobre que o valor foi exorbitante mesmo quando na tela foi exibido apenas R$5,00 ou menos.

 

Para se proteger, siga o mesmo procedimento dos outros golpes. Se o pagamento já foi feito via app, não aceite a cobrança de nenhuma taxa. Para pagamento na entrega, verifique o visor e todos os números para garantir que o valor cobrado é o correto.

 

Fui vítima. E agora?

 

Existem algumas formas de tentar recuperar o dinheiro. Primeiro, faça o bloqueio do cartão rapidamente e fique atento às movimentações na sua conta e em seu nome, no banco. Em seguida, faça um boletim de ocorrência, este documento vai te proteger perante à lei servindo como comprovação do ocorrido.

 

Com o boletim em mãos, entre em contato com a empresa independente de qual seja o tipo: aplicativo, loja virtual ou loja física. Informe a eles tudo o que ocorreu e tente resolver o problema pacificamente para não ficar no prejuízo. Caso não funcione, acione a justiça. O boletim de ocorrência e as provas cabíveis serão úteis para buscar os seus direitos juridicamente.

 

Mais algumas dicas gerais, para não cair no golpe da maquininha:

 

- Recuse o pagamento se a máquina estiver com o visor quebrado ou não permitir a leitura do valor cobrado;

 

- Nunca passe seus dados por telefone;

 

- Não dê seu cartão para o entregador;

 

- Desconfie caso o entregador peça para você pagar algum valor extra;

 

- Em caso de dúvida ou ocorrência diferente, entre em contato com o local onde você fez o pedido;

 

- Evite pagar fisicamente. Em caso de fraude em cobrança feita no aplicativo, a empresa é responsável;

 

Siga sempre essas dicas para evitar cair nestes tipos de golpes tão comuns. Fique sempre atento e boas compras!