Mais Serviços
Voltar
Uma central de atendimento ligou e pediu os seus dados? Cuidado, pode ser golpe!
Publicado em: 02/11/2022
Voltar
Tempo médio de leitura
2min 1419 visualizações

É muito comum receber ligações de centrais de atendimento oferecendo algum serviço, produto, planos de assinatura etc. e geralmente, interagimos com um atendente, mas e se for o famoso golpe da falsa central de atendimento? Este golpe está cada vez mais comum no Brasil, veja como normalmente acontece:

 

Primeiro, a quadrilha faz uma ligação se passando por um atendente real do banco ou da empresa que a vítima tem um relacionamento ativo. O objetivo seguinte é conquistar sua confiança se apresentado como funcionário da empresa e informando alguns dados pessoais como seu nome completo e data de nascimento.

 

Depois de ganhar sua confiança, o criminoso diz que há algum problema na sua conta, movimentações atípicas ou qualquer coisa do tipo e quando percebem que a vítima está desconfiada, pede para que você ligue na central do banco (número que aparece atrás do cartão). Porém, o fraudador consegue continuar na linha cerca de 05min para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente a sua senha quando você digitar. Portanto, aguarde mais que 05min para fazer uma nova ligação.

 

É desta forma, que o criminoso induz a vítima a compartilhar seus dados pessoais e até mesmo transferir dinheiro e nessa hora não tem mais volta, você acabou de cair no golpe!

 

Quando pedirem para confirmar uma transação financeira ou telefone via SMS, pare a pense: pode ser golpe! Se receber esse tipo de contato, desconfie! Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis para saber se aconteceu algo com sua conta.

 

Confira algumas dicas para evitar o golpe da central de atendimento:

 

- Nunca compartilhe dados sensíveis como senhas bancárias com qualquer pessoa;

- O banco nunca liga para um cliente pedindo senha nem o número do cartão, essas informações são pessoais e intransferíveis;

- O banco nunca liga para pedir que você realize uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;

- Fique atento com ligações que pedem para que você libere algum recurso de segurança no seu aplicativo, essa prática também não existe;

- Se uma atualização importante for lançada no App, o próprio sistema do celular irá disponibilizar essa atualização para você fazer baixar;

- Desconfie de ligações onde solicitam para que você vá até terminal de atendimento/caixa eletrônico;

 

Se você passar por algumas dessas situações, encerre a chamada imediatamente e procure o seu banco para confirmar que está tudo certo com a sua conta/cartão e relatar o ocorrido.

 

Cai no golpe, e agora?

 

Primeiramente, comunique o seu banco e depois faça um boletim de ocorrência. Assim, você evita maiores prejuízos e ainda ajuda a outras pessoas a não caírem nesse tipo de golpe.