Mais Serviços
Voltar
Novas regras do PIX: O que muda para você?
Publicado em: 06/11/2024
Voltar
Tempo médio de leitura
1min 1697 visualizações

A partir do dia 01/11/2024, cumprindo uma determinação do Banco Central o Pix terá novas regras para os usuários. A medida envolve novos mecanismos de segurança que afetarão a maneira como utilizamos a forma de pagamento.


A principal mudança é que transferências acima de R$ 200 só poderão ser feitas de dispositivos previamente cadastrados, como celulares e computadores, visando aumentar a proteção dos usuários e dificultar ações fraudulentas em transações financeiras. 


Usuários que utilizam o Pix em seus dispositivos não serão afetados, a exigência de cadastro, com as novas regras e limites se aplicam apenas a novos aparelhos que ainda não tenham sido autorizados pelo banco para uso do sistema de pagamento. 


Caso o cadastro não seja efetuado, o limite diário para estes dispositivos não poderão ultrapassar o valor de R$ 1mil.


Então ao adquirir um novo aparelho, mudança de número ou uso uma nova chave pix, será necessário cadastro do dispositivo na instituição financeira para continuar as transações sem as limitações impostas pelas novas regras.


Os bancos também foram impactados, o Banco Central (BC) exigirá que as instituições financeiras implementem sistemas de segurança que identifique transações atípicas ou incompatíveis com  o perfil do cliente. E também terão que verificar a cada seis meses, quais os clientes marcados na base de dados do BC envolvidos em fraude, podendo inclusive se identificado, impor restrições mais rígidas para autorizações de transações, bloqueios de de recebimentos ou até encerrar o relacionamento com este tipo de usuário.