Como usar o parcelamento do seu cartão de crédito a seu favor?
O cartão de crédito começou a ser utilizado no Brasil na década de 1950 e desde então, cada vez mais os brasileiros utilizam esta forma que é simples e prática para pagamento. O cartão de crédito trouxe muitas vantagens e uma delas é o parcelamento, dividir uma compra em prestações mais leves é um alívio quando não temos o valor total do dinheiro na conta.
Parcelar uma compra tem muitos benefícios, mas também tem alguns pontos sensíveis que merecem a nossa atenção. Quando fazemos um parcelamento, evitamos gastar todo o valor da compra em uma única vez deixando parte do orçamento livre para compras futuras.
Exemplo: compra de uma televisão.
- O valor do aparelho é equivalente à metade do valor total do seu salário;
- Comprando à vista, sobra apenas a outra metade para pagar as contas.
- O parcelamento possibilita a divisão do valor total em parcelas e assim você terá dinheiro para ouras compras/contas ao longo do mês.
Conheça os tipos de parcelamento:
Parcelamento de compra sem juros
É a divisão do valor de uma compra em várias vezes, mas sem pagar a mais por isso (juros). Geralmente, essa modalidade não oferece a possibilidade de dividir o valor da compra em um número grande de parcelas.
Ao fazer uma compra, sempre confirme qual é o valor máximo de parcelas sem juros, dependendo da situação quanto maior a quantidade de parcelas, melhor para o seu orçamento.
Parcelamento de compra com juros
É quando o estabelecimento cobra um valor extra sob o valor da compra para dividir em muitas parcelas. Ao optar por pagar por um compra de forma parcelada, fique atento ao valor total incluindo os juros para saber o quanto você estará pagando pelo produto.
Parcelamento da fatura do cartão de crédito
Praticamente todos os cartões oferecem esta opção para que os clientes consigam pagar a fatura do cartão e dependendo do percentual da taxa de juros, pode ser vantajoso para aliviar as contas do mês já que o valor da parcela é fixo.
Este tipo de parcelamento é jeito de organizar o pagamento do saldo cartão, mas é importante considerar que no mês seguinte você terá o valor da parcela do parcelamento da fatura + os parcelados que já estavam em andamento (se houver) para pagamento, portanto faça as contas para confirmar se realmente vale a pena.
Quando você faz adesão ao parcelamento de fatura, o limite do cartão fica comprometido e de certa forma “bloqueado” e será libera aos poucos conforme as parcelas são pagas.
Outras situações comuns que nos levam ao parcelamento são:
Ajustar o orçamento: comprar à vista pode comprometer muito a renda mensal.
Emergência: parcelar muitas vezes é a única solução para fazer o pagamento de um gasto inesperado.
Em ambos os casos, é importante estar atento a data final das parcelas para evitar que coincidam com meses críticos como dezembro quando é comum ter mais gastos devido ao período de férias e presentes ou janeiro que é o mês com IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.
Parcele com consciência, pois quando falamos de dinheiro, é muito importante avaliar sua situação financeira antes de tomar qualquer decisão. O valor das parcelas precisa caber no seu orçamento sem comprometê-lo. Pessoas com renda mensal menor aproveitam o parcelamento em diversas situações para conseguir comprar com pagando um valor acessível, mas devem ter um bom planejamento para não comprometer o orçamento.
Agora que você já conhece o tudo sobre parcelamento, esteja atento e boas compras!