<< Voltar
Publicado em: 10/04/2023
Aprenda a repensar hábitos de consumo para viver bem, gastando menos.
Saiba mais sobre o consumo consciente.

O consumo consciente (consumo sustentável), é a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais.

Ele veio para minimizar o impacto que a sociedade vem tendo por conta do consumo incontrolável e compulsivo, que vem trazendo consequências e impactos negativos para o meio ambiente.



O consumidor consciente

É aquele que se preocupa com o seu bem-estar, com a sociedade atual, com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos de suas escolhas de consumo.



Consumo consciente: um estilo de vida

Podemos dizer que o consumo consciente valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade, sendo este uma escolha do indivíduo que toma para si esta consciência ambiental e a transforma em ações no dia a dia capaz de mobilizar outras pessoas.



VOCÊ SABIA?

O consumo mundial, além de estar mal distribuído, está descontrolado: cerca de 20% da população mundial concentra o consumo de 80% de todos os produtos e serviços do planeta, segundo o Instituto Akatu. E, a cada ano, entram mais de 150 milhões de novos consumidores no mercado. Essa estimativa mostra que, nos próximos 20 anos, teremos três bilhões de pessoas desperdiçando alimentos, demorando mais do que o necessário no banho, idolatrando vitrines de shoppings, esperando nas filas das lojas e comprando pela internet.



O consumo consciente é caracterizado por quatro dimensões:

1) Consciência ecológica

Fase de aquisição de um bem, indicando a preferência dos consumidores por produtos, serviços e empresas ecologicamente corretos. Essa dimensão é apoiada a partir de atitudes que mobilizam a sociedade com relação aos cuidados com o meio ambiente e a prática do consumo consciente.



2) Economia de recursos

Fase do uso do bem adquirido, tendo como destaque a racionalização ou a redução do desperdício de recursos, tais como água e energia elétrica. Nesta fase também há a busca por uma maior utilização dos meios alternativos de transporte (gerando menos impactos negativos), tais como caminhada, bicicleta e transporte coletivo em substituição ao carro.



3) Reciclagem

A reciclagem retrata a fase de descarte do bem, com práticas que permitam a reutilização e reaproveitamento de materiais, como a separação dos produtos descartados para serem reaproveitados novamente. Esta etapa lembra os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental.



4) Planejamento do consumo

É a compra de produtos usados e à preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível. Este planejamento do ato de quando, como e por que consumir representa a propensão a um estilo de vida mais simples, menos consumista, que gera menos impactos negativos no meio ambiente, e desta forma otimiza-se o uso racional dos recursos.



DICA!

Mudar hábitos e lutar em defesa de uma sociedade mais sustentável são as bases do consumo consciente.

Apenas agir de maneira mais sustentável no plano individual não é suficiente para fazer com que o mundo mude sua lógica de produção e consumo; é preciso agir no todo, divulgar a causa para outras pessoas, exigir leis que regulamentem os processos de produção e as substâncias permitidas nos itens de uso diário.

Agora que você já aprendeu que o consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário, que tal aderir a causa? Assim, as gerações futuras vão poder desfrutar dos recursos do planeta.

Tarifas

CET (Custo Efetivo Total)

Registrato

As tarifas praticadas pelo Banco Cetelem podem variar de acordo com o produto contratado. Consulte a tabela de tarifas e verifique taxas de: anuidade, avaliação emergencial de crédito, saque (À vista e parcelado), segunda via de cartão, e contratação de crediário.