<< Voltar
Publicado em: 01/11/2022
Como poupar e fazer seu salário render mais?
Seu dinheiro acaba antes do final do mês?

Saiba como aproveitar melhor o seu salário.

Organização financeira. Esse é o primeiro passo para tomar as rédeas do seu dinheiro e ter uma vida financeira mais saudável.

Para isso, não precisamos de muito. Basta ter dedicação e disciplina. E para começar, uma regrinha básica: não gastar mais do que ganha. A partir daí você vai definir seu estilo de vida, planejar seu orçamento e traçar os caminhos para alcançar seus objetivos.

Organizando bem os seus gastos, você pode pagar suas contas e, quem sabe, juntar um pouquinho todos os meses.

A teoria é simples. E a prática também. Confira essas dicas para fazer a sua organização financeira na prática:


- Defina uma meta

Faça um planejamento de médio a longo prazo, com objetivos claros. Assim você vai ter uma motivação diária para guardar dinheiro.

Estipule um valor simbólico para você guardar mensalmente. Comece com pouco, que seja o dinheiro do “cafezinho diário”, assim você economiza gastos diários e guarda para um objetivo maior no futuro, como por exemplo a compra do seu carro ou da sua casa.


- Planeje seus gastos a partir da renda líquida

Todo salário sempre tem descontos, principalmente quando é carteira assinada. Por isso, considere o valor que cai na sua conta, não o que está registrado na carteira.


- Diga não!

Se você não pode pagar por um produto ou serviço, diga não. É difícil resistir a tentações, mas para organizar a nossa vida financeira, é muito importante entender o nosso limite e saber dizer não!


- Evite o rotativo do cartão

Use essa opção somente quando precisar de verdade, em emergências.


- Faça uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem e a gente precisa estar sempre preparado. É para isso que existe a reserva de emergência. Mesmo com sua vida financeira organizada, é importante se planejar para situações inesperadas, como desemprego, acidentes e problemas de saúde. Lembre-se! Dinheiro guardado garante tranquilidade e evita dívidas.

DICA!

Para saber o valor que você precisa guardar para montar a sua reserva de emergência, some os gastos mensais e faça o cálculo para pagar as contas por 3 meses. Você pode fazer isso aos poucos, reservando 10% do seu salário todo mês. Aplicações programadas são ótimas para poupar automaticamente.



- Registre seus gastos

Controle de gastos é indispensável para organizar sua vida financeira. Assim, sabemos melhor qual é nossa situação, quais são as despesas principais, além de possibilitar um melhor planejamento. Por isso, registre todos os ganhos e gastos mensais.

DICA!

Você pode manter o registro de várias formas. Uma planilha, aplicativos para controle das finanças ou até usando o tradicional caderninho.

Pode ter certeza: manter um planejamento financeiro vai mudar a sua vida.
E essa transformação só depende de você!

Aplique essas dicas no seu dia a dia e veja os resultados acontecerem.

Tarifas

CET (Custo Efetivo Total)

Registrato

As tarifas praticadas pelo Banco Cetelem podem variar de acordo com o produto contratado. Consulte a tabela de tarifas e verifique taxas de: anuidade, avaliação emergencial de crédito, saque (À vista e parcelado), segunda via de cartão, e contratação de crediário.