Mais Serviços
Voltar
Organização mensal
Publicado em: 10/07/2023
Voltar
Tempo médio de leitura
2min 2466 visualizações

As despesas fixas e as variáveis compõem o total de gastos que você tem durante o mês e devem ser deduzidas da sua renda no cálculo do seu orçamento, mas você sabe a diferença entre elas?

 

Despesas fixas: são contas que precisam ser pagas todos os meses e geralmente tem pouca variação no valor. Exemplo: aluguel, condomínio, IPTU, mensalidade escolar, internet etc.

 

Despesas variáveis: são gastos que variam de acordo com o consumo. Exemplo: contas de água e luz, combustível, alimentação, fatura do cartão de crédito etc.

 

Esses conceitos são importantes para fazer um planejamento financeiro e separar as despesas fixas das variáveis para que você consiga organizar, poupar e investir. Afinal, uma parte dos seus gastos é totalmente previsível – despesas fixas – enquanto a outra deverá ser calculada com base em estimativas já que o valor é variável.

 

Confira algumas dicas controlar o seu orçamento:

 

Faça um planejamento financeiro

Assim você visualiza melhor sua situação financeira e consegue alternativas para contornar dificuldades ou se planejar para o futuro. Utilize um caderno, planilha ou aplicativo e:

 

Passo 1: anote o valor do seu salário para saber quanto você pode gastar com as despesas, lazer na rotina e também poupar.

 

Passo 2: liste todos os seus gastos, como transporte, alimentação, lazer etc. Assim, fica fácil identificar onde está gastando mais do que deveria.

 

Passo 3: corte gastos não essenciais se for preciso. O café após almoço ou a pizza de toda sexta-feira pode ajudar.

 

Passo 4: crie metas para o próximo semestre, ano ou década. Isso vai te ajudar a ter foco e se planejar para evitar dificuldade financeira.

 

 

Anote todos os rendimentos

O orçamento não é só uma lista de despesas, inclua também os outros rendimentos quando houver como por exemplo: aluguel de imóvel, aposentadoria, venda de algum produto, pagamento de algum trabalho extra etc.

 

Apure o resultado

Com a lista pronta é hora de somar as receitas e os gastos. Se total estiver empatado, veja se tem algo do lado dos custos que possa ser cortado. Fique atento aos gastos agregados que muitas vocês passam despercebidos e você nem usa como assinaturas de streaming ou TV a cabo.

 

Planeje a longo prazo

Viver e aproveitar o presente é importante, mas algumas coisas precisam ser planejadas a médio e longo prazo. Comece devagar, estabelecendo uma meta para poupar um valor que você consiga guardar todos meses e refaça essa meta com frequência.

 

Fazer um planejamento financeiro pensando no orçamento mensal é o ideal para alcançar seus objetivos e com algumas mudanças de hábitos e organização você conseguirá planejar seus próximos passos. ​​​​