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Publicado em: 09/09/2022
Golpes da maquininha: como evitar esse tipo de fraude?
O golpe da maquininha pode fazer vítimas de várias maneiras.

Confira algumas dicas para não cair nesse truque!

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, as vendas por aplicativos de entrega cresceram. E, com elas, os casos de golpe da maquininha de cartão também! Esse tipo de fraude é muito comum em casos de pedidos em delivery, como comida, mas pode acontecer em outras circunstâncias também. Por isso, a cada dia que passa, mais casos são noticiados e novas técnicas de furto aparecem.

Para clientes, fica a insegurança de comprar em lojas com maquininha. Para os empreendedores, fica o medo de sofrerem com os golpes voltados para negócios.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todas empresas e pessoas que participaram da relação de consumo são responsáveis pela reparação dos danos causados ao consumidor.

Para ajudar você a se proteger do golpe da maquininha, preparamos um conteúdo completo, como funciona e dicas para evitar.

DICA!

Caiu no golpe e foi cobrado indevidamente? Acione o Procon. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor.

O que é o golpe da maquininha?

O famoso golpe da maquininha tem esse nome, mas engloba uma série de truques usados por bandidos para conseguir dinheiro usando maquininhas de cartão.

Essas fraudes podem fazer vítimas de várias maneiras. Tudo começa quando você faz um pedido por aplicativo. Aí então, no momento da entrega, é apresentada uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela. Em algumas situações, o entregador solicita um valor além do pago pelo aplicativo. Em outras, a máquina de cartão apresenta defeitos na tela e não é possível consultar o valor, que é exibido à parte, em um celular.

FIQUE ATENTO!

Para você ficar por dentro desse tipo de fraude, separamos algumas abordagens usadas e preparamos dicas para você não cair mais.



Visor adulterado.

Essa é a forma mais comum do golpe! Quando o entregador chega com a encomenda, a maquininha usada por ele está adulterada. Pode ser o visor ou até mesmo o software da máquina.

Dessa forma, os números mostrados na tela estão errados, e eles conseguem cobrar um valor mais alto, sem você saber.

Como evitar?

Para escapar, sempre verifique o valor mostrado no visor. E, se o entregador não permitir que você veja a tela, desconfie!



Cartão que não passou.

É quando o fraudador diz que o cartão não está passando e solicita outro para você. Nessa hora, recuse prontamente! Só troque de cartão se você puder conferir que não passou na primeira vez.

Como evitar?

Priorize sempre pagamentos no próprio aplicativo! Essa é a dica principal: evite pagar diretamente ao entregador. Como a maior parte dos golpes é feita nesse momento, o mais seguro é pagar direto no aplicativo ou no site.

Além disso, quando você paga direto no aplicativo, qualquer erro deverá ser corrigido pela empresa. Você possui uma proteção maior porque virtualmente é possível conseguir todas as provas necessárias para mostrar o que foi pago.



Desconfie de “taxa extra”.

Se em qualquer momento algum entregador ou lojista pedir taxa extra após você efetuar o pagamento inicial, desconfie.

Toda taxa extra deve ser comunicada no momento da compra, é assim que você sabe que pode estar sendo vítima de um golpe. Fique atento!



Visor mascarado.

Um golpe utilizando um visor propositalmente danificado em maquininhas de cartão de crédito vem fazendo cada vez mais vítimas. Desavisadas, elas passam a senha ou confirmam compras por conseguirem verificar apenas os últimos quatro números que compõem o valor da compra.

Como evitar?

Antes de passar o seu cartão em qualquer maquininha, confira o estado da maquininha! Verifique se ela está em condições normais de funcionamento.

O principal ponto alterado costuma ser a tela. Veja com cuidado se está inteira, com todas as partes visíveis. Também observe se o corpo da maquininha está inteiro e sem nenhuma parte suspeita.

DICA!

Por mais que os golpes aconteçam, você não precisa parar de comprar usando a maquininha! Basta ter atenção na hora do pagamento para evitar prejuízos.

Pagamento feito na entrega.

O golpe do pagamento na entrega pode acontecer da forma que já citamos ou com uma maquininha adulterada que clona cartões.

Nesses casos, o cartão do cliente pode ser clonado direto na maquininha ou até mesmo trocado por outro rapidamente se o entregador o pega.

Como evitar?

Para escapar desse golpe, verifique se a sua senha aparece com asteriscos na tela da maquininha. Esse é um sinal de segurança — se a mesma é mostrada com números, pode ser clonagem.

Também evite entregar o seu cartão para o entregador, prefira inserir e retirar você mesmo para evitar o golpe.



Pagamento feito pelo aplicativo.

Nessa versão do golpe, mesmo depois de o pedido ser pago via aplicativo, quando a entrega chega ao cliente, é solicitado que ele pague novamente.

Muitas vezes é dito que o aplicativo não faturou a compra ou que houve algum erro. O cliente, crendo no estabelecimento, paga novamente sem saber que é um golpe.

Como evitar?

Quando o pagamento é realizado diretamente via app, principalmente em apps de delivery, saiba que não deve ser cobrado nada a mais na entrega. Se realmente ocorreu um erro no faturamento, você deve resolver diretamente com o suporte do aplicativo e não com o entregador.



Estabelecimento liga para o cliente.

Existem casos de golpe onde a loja liga para o cliente avisando que o entregador sofreu algum tipo de acidente e que enviarão outro, mas que para isso existe uma taxa.

Muitas vezes esse golpe é feito com o do visor quebrado, e depois de pagar a taxa o cliente descobre que o valor foi exorbitante, mesmo que na tela tenham mostrado apenas R$ 5 ou menos.

Como evitar?

Para se proteger, siga o mesmo procedimento dos outros golpes. Se o pagamento já foi feito via app, não aceite a cobrança de nenhuma taxa.

Se o pagamento for feito na entrega, verifique o visor e todos os números para garantir que o valor cobrado é o correto.



Fui vítima. E agora?

Já caiu no golpe e não sabe o que fazer? É uma situação muito estressante, mas existem algumas formas de tentar recuperar o dinheiro.

Primeiro, faça o bloqueio do cartão rapidamente e fique atento às movimentações na sua conta e em seu nome, no banco. Depois, siga as dicas abaixo:



Boletim de ocorrência.

Se você foi vítima de um golpe, faça um boletim de ocorrência. É ele que vai te proteger perante à lei, servindo como comprovação do que aconteceu.

Com o boletim em mãos, é possível buscar soluções para reaver o dinheiro, seja em contato direto com a empresa responsável ou em um cenário jurídico.



Entre em contato com a empresa.

Outra coisa muito importante é entrar em contato com a empresa da qual levou um golpe. Seja um aplicativo de delivery, uma loja virtual ou presencial.

Informe a eles tudo o que ocorreu e tente resolver o problema pacificamente para não ficar no prejuízo. Caso não funcione, o boletim de ocorrência e as provas cabíveis serão úteis para buscar os seus direitos na justiça.

Dicas gerais, para não cair no golpe da maquininha:

- Recuse o pagamento se a máquina estiver com o visor quebrado ou não permitir a leitura do valor cobrado.

- Nunca passe seus dados por telefone.

- Não entregue o cartão para o entregador.

- Desconfie caso o entregador peça para você pagar algum valor extra.

- Em caso de dúvida ou ocorrência diferente, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida ou o produto.

- Evite pagar fisicamente. Caso haja fraude na cobrança feita no aplicativo, a empresa torna-se responsável.

Prontinho! Se você chegou até aqui, já está muito bem informado sobre esse tipo de golpe. Siga sempre essas dicas para evitar cair nessa fraude tão comum. Fique sempre de olho e boas compras!

Tarifas

CET (Custo Efetivo Total)

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