<< Voltar
Publicado em: 22/08/2023
Planejamento de aposentadoria: como se preparar para o futuro?
Pensar a longo prazo é muito importante para garantir uma vida mais tranquila no futuro.
Confira algumas dicas para se aposentar.

Se você se acha muito jovem para começar a pensar em aposentadoria, está errado! Nunca é cedo para planejar sua vida financeira na terceira idade.

Nessa fase da vida nossa renda diminui e as despesas aumentam, principalmente os cuidados com a saúde.

Com a recente Reforma da Previdência, ficou ainda mais arriscado depender apenas da Previdência Social e não contar com fontes extras de renda.

E o mais importante: quanto antes você começar a planejar suas finanças para a terceira idade, melhor. Então, veja agora como fazer um planejamento de aposentadoria.



Visão de longo prazo

O primeiro passo para planejar sua aposentadoria é adotar uma visão de longo prazo para a sua vida financeira. Afinal, se você continuar pensando apenas no presente ou em objetivos de curto prazo, nunca vai conseguir poupar e investir com um horizonte mais distante.

E se preparar para a aposentadoria é exatamente isso: conseguir aplicar seu dinheiro hoje para usufruir no futuro, mesmo que isso signifique abrir mão de alguns objetivos mais próximos.


DICA!

Pense no dinheiro da aposentadoria como um investimento no seu futuro, que é muito mais importante do que uma compra por impulso.



Controle seu orçamento

Sabia que quase metade dos brasileiros não sabem controlar o próprio orçamento? O dado diz muito sobre nossa dificuldade em acompanhar os ganhos e gastos todo mês. Mas, se você pretende se aposentar com dignidade e conforto, vai precisar colocar tudo na ponta do lápis e investir na sua organização financeira pessoal.


Como fazer?

Registre tudo o que entra e sai da sua conta corrente e mantenha um padrão de vida compatível com a sua renda. Assim você vai conseguir poupar uma quantia mensalmente para investir nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Crie uma planilha de gastos mensais para ajudar no controle pessoal e equilibre o orçamento para ter um saldo positivo todo mês.



Aprenda a juntar dinheiro

Essa é o ponto de partida para planejar a previdência privada e qualquer outro objetivo financeiro que você tenha em mente. O ideal é poupar entre 10% e 30% da sua renda todos os meses para investir.

Para isso, você terá que controlar os impulsos consumistas, cortar alguns gastos e ter mais disciplina no controle financeiro. Parece difícil no início, mas é o mínimo que você pode fazer pelo seu futuro. Além disso, você vai ganhando mais motivação conforme alcança suas metas.


Crie uma reserva de emergência

Outro passo essencial antes de planejar a aposentadoria é ter uma reserva de emergência.


Esse fundo deve ser suficiente para cobrir entre seis e 12 meses de custos mensais para você ter de onde tirar em casos de imprevistos como demissão, redução da renda ou urgência médica.


Quando você começa a poupar, a reserva emergencial é sua prioridade. Só depois é que os outros investimentos podem vir, ok?


Afinal, não adianta querer investir seu dinheiro a longo prazo para a aposentadoria se você ainda não tiver uma quantia guardada para os imprevistos e urgências da vida. Se acontecer qualquer coisa, você não terá o dinheiro disponível imediatamente e pode até acabar endividado.


Por isso, ter a reserva de emergência é um dos requisitos para começar a investir com mais tranquilidade.


Lembre-se!

A reserva de emergência existe para evitar que você mexa nas suas aplicações para a aposentadoria quando precisar de dinheiro.



Concilie a aposentadoria com outros objetivos

Não é porque você está planejando sua aposentadoria que precisa destinar todos os recursos poupados para ela. Na verdade, a ideia é conciliar os investimentos de longo prazo com outros objetivos de curto e médio prazo.

Por exemplo, você pode direcionar uma parte do dinheiro mensal para um investimento de médio prazo para comprar um veículo daqui a dois anos e, ao mesmo tempo, manter uma porcentagem para sua aposentadoria.


Estude investimentos

Para começar a se preparar para a aposentadoria, procure entender mais sobre investimentos e faça isso no seu tempo, sem a pressão de entender tudo de uma hora pra outra. Ao longo dos anos, esse conhecimento vai te ajudar a tomar decisões, mesmo se você usar um serviço de consultoria financeira.


Importante!

Crie uma carteira diversificada e poupe todo mês para alcançar seus objetivos financeiros, seja a compra de um smartphone daqui a seis meses ou o recebimento de uma renda daqui a 30 anos.

Tarifas

CET (Custo Efetivo Total)

Registrato

As tarifas praticadas pelo Banco Cetelem podem variar de acordo com o produto contratado. Consulte a tabela de tarifas e verifique taxas de: anuidade, avaliação emergencial de crédito, saque (À vista e parcelado), segunda via de cartão, e contratação de crediário.