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Publicado em: 02/11/2022
Uma central de atendimento ligou e pediu os seus dados? Cuidado, pode ser golpe!
O golpe da falsa central de atendimento é real.

Saiba como se proteger

É muito comum receber uma ligação de uma central de atendimento. Geralmente ligam pra gente oferecendo alguma coisa, um serviço, um produto. E o normal é interagir com a atendente, certo?

Mas e se for um golpe? Pois é isso mesmo que você leu. Pode ser o famoso golpe da falsa central de atendimento, cada vez mais comum no Brasil.
Fique atento!

Como começa?

Primeiro, a quadrilha faz uma ligação se passando por um atendente real, de banco ou empresa, que a vitima tem um relacionamento ativo.

Conquistando sua confiança

O que você faria se alguém ligasse para o seu celular informando nome completo, data de nascimento e se apresentando como sendo um funcionário do seu banco? Provavelmente iria ganhar a sua confiança com certa facilidade, concorda? Esse é o objetivo!

O problema na conta

Depois de ganhar sua confiança, o criminoso informa algum problema com sua conta, movimentações atípicas ou qualquer coisa do tipo.

Central do Banco

O golpista pede para que a vitima ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão. Porém, o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.

O golpe final

Dessa forma, acaba induzindo a vítima quanto ao c ompartilhamento de dados pessoais e até mesmo transferir dinheiro. É nessa hora que não tem mais volta. Você acabou de cair no golpe.

Como evitar?

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu com sua conta.

Lembre-se!

Quando pedirem pra confirmar uma transação financeira ou telefone via sms, pare a pense: pode ser golpe!

Dicas para não cair no golpe da central de atendimento:

1 – Nunca compartilhe dados sensíveis como senhas bancárias com qualquer pessoa.

2 – O banco nunca liga para um cliente pedindo senha nem o número do cartão.

3 – O banco nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

4 – Também fique atento em relação às chamadas para liberar algum recurso de segurança no seu aplicativo. Essa prática também não existe.

5 – Se uma atualização importante for lançada para o seu Internet Banking, o próprio sistema do celular irá disponibilizar essa atualização para você fazer o download.

6 - Recebeu uma ligação e o atendente pediu para que você se dirija a um terminal de atendimento? Pode desconsiderar, uma vez que é um golpe na certa.

- Se você passar por algumas dessas situações, encerre a chamada imediatamente.

Regra dos 5 minutos

Os criminosos acabam pedindo para que a vítima encerrar a ligação e ligar para a central de atendimento quando percebem que ela está desconfiada. Mas eles conseguem ficar na linha por cerca de 5 minutos. Ou seja, sua nova ligação irá diretamente para eles. Por isso, aguarde mais que 5 minutos para fazer a nova ligação.

O que fazer depois de cair no golpe?

Primeiro comunique o seu banco, depois faça o boletim de ocorrência. Assim você evita maiores prejuízos e ainda ajuda a outras pessoas a não caírem nesse tipo de golpe.

Agora você já sabe, né? Quando receber o contato da falsa central de atendimento, ligue imediatamente para o banco!

Quanto mais pessoas reclamarem, melhor.
Previna-se!

Tarifas

CET (Custo Efetivo Total)

Registrato

As tarifas praticadas pelo Banco Cetelem podem variar de acordo com o produto contratado. Consulte a tabela de tarifas e verifique taxas de: anuidade, avaliação emergencial de crédito, saque (À vista e parcelado), segunda via de cartão, e contratação de crediário.